19/08/2024 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realiza na quarta-feira (28/8), às 9h30, no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Melo’, solenidade de outorga do Colar do Centenário — honraria concebida pelo órgão em reconhecimento pelos serviços prestados ao longo dos 100 anos de atividades.

Na oportunidade, a sessão plenária solene será conduzida pelo Presidente do TCE, Conselheiro Renato Martins Costa, e contará com a participação dos integrantes do Colegiado e servidores. O evento será transmitido em tempo real pelo canal da Corte de Contas no YouTube (www.youtube.com/tcespoficial).

Durante a cerimônia, serão homenageados membros do Corpo de Auditores, Alexandre Manir Figueiredo Sarquis, Samy Wurman, Silvia Monteiro; integrantes do Ministério Público de Contas (MPC), a Procuradora-Geral Letícia Formoso Delsin Matuck Feres e os Procuradores Thiago Pinheiro Lima, Rafael Neubern Demarchi Costa, Celso Augusto Matuck Feres Júnior.

Na ocasião, também receberão o Colar do Centenário o Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima; os Diretores Técnicos dos Departamentos de Supervisão da Fiscalização I e II, Paulo Massaru Uesugi Sugiura e Alexandre Teixeira Carsola; o Diretor do Departamento Geral de Administração (DGA) Carlos Eduardo Corrêa Malek; o Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), Fabio Corrêa Xavier; o Chefe de Gabinete da Presidência, Sérgio Ciquera Rossi; e o ex-Chefe da Procuradoria da Fazenda junto ao TCESP Luiz Menezes Neto.

. Colar do Centenário

Criado pela Resolução n.º 13/2023, o Colar do Centenário foi instituído em face do transcurso do 100º aniversário de instalação e de efetivo funcionamento do TCESP, datado de 6 de maio de 1924. Já foram agraciados com a honraria autoridades públicas do Estado, e membros do Colegiado — Conselheiros e Conselheiras Eméritos.

Compõem o conjunto da homenagem — além do Colar e Medalhão do Centenário —, miniatura, roseta e diploma assinado pelo Presidente do TCESP, com registro em livro próprio. A condecoração homenageia o Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luís Pereira de Sousa, que, por meio da Lei n.º 1961, de 29 de dezembro de 1923, organizou o Tribunal de Contas e nomeou os primeiros cinco Ministros do órgão.